Me Afino em Acordes Alterados
Zelia

Duncan
"Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual porque, sinceramente, sou diferente." (Clarice Lispector)
Sou como você me vê.
(...)Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante (...)
Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.(...)" Clarice Lispector

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Absorver nem sempre é Sorver

Nessa segunda feira enquanto ouço Paula Toller no soptfy, resolvo pensar de forma  escrita sobre essa questão Absorver e Sorver.
O Vida, a Sociedade e as Pessoas jogam em cima da gente uma montanha de coisas e atos e fatos e sem nos darmos conta uma hora ou outra já nos vemos em baixo de tanta coisa que não queremos pra gente.
Um tempo atrás a Vida ficou complicada pra essa mulher poeta e faltou recurso pra comprar e calçados e roupas novas. Era um tempo muito difícil,  sem muito esforço migrei das lojas para o bazares e lugares assim. Vesti-me e calcei-me muito bem pelo tempo que precisei me valer desse recurso.  Ninguém se deu conta do aperto pelo qual eu passava, e nem teriam mesmo que saber.
Quando a Vida afrouxou minha voltou o normal, isso fazem uns quinze ou dezesseis  anos, Dois mil e três ficou pra trás. Há três anos o cinto apertou novamente por questões da Vida mesmo. Foi acontecendo uma coisa de perda de cada vez, perdi dois irmãos tragicamente no período de dois anos, depois minha nora perdeu um bebê ainda durante a gestação de quatro pra cinco meses  e por último durante  os quatro dias de uma viagem,  um vazamento por alta pressão da água  dentro da minha cozinha, um cano formou um chafariz e nos quatro dias deu cabo de toda a mobília, mais minha geladeira e eletro domésticos. Não teria doído tanto se eu com meus recurso de Editora não tivesse investido cada centavo na o mobília e nos aparelhos. s como diz o ditado: Vão os anéis mas ficam os dedos. No mesmo dia eu resolvi que não ia baixar minha cabeça e foi um ano de cozinha improvisada. Essas são as coisas que Absorvemos sorvendo o melhor de cada situação.
Depois ano passado foi a questão política que muito me fez refletir. Ninguém das minhas relações pessoais agiu dessa forma radical e até se uniram nas opiniões tanto contra ou a favor, ainda bem.
 Porque as pessoas com suas decepções passaram a impor algo contra ou a favor. As pessoas ficaram hostis, ficaram quase adormecidas sobre as questões da liberdade de cada uma pessoa pensar e agir. Ano passado me pareceu uma ano de coação. Mas ninguém agiu assim de um lado ou de outro por maldade. Tudo que aconteceu no nosso pais nos últimos anos foi tão doloroso, tantas perdas que os lados entenderam que era preciso reagir, agir sempre em favor. mas Eu que sou livre de alma, livre de mente e de coração Absorvi tudo que acontecia, mas não Sorvi. Resisti na minha postura de que da minha vida Eu mesma cuido. Hoje já é mais do meio de setembro. A Vida seguiu adiante, as pessoas radicais continuam se  defendendo seus pontos de vista, outros mais ponderados estão pensando com calma e as pessoas como Eu por exemplo seguem suas Vidas da mesma forma que antes. Pois nosso boletos se não forem sendo pagos vão correndo atrás da gente com a fúria dos juros altos.
Quanto a minha cozinha, de um dia pro outro já nesse dois mil e dezenove decidi que precisava remontá-la com calma. Pois primeiro É da gente que precisa vir a disposição. Sendo assim chamei meu par e conversamos e juntos vimos que há três anos muitas outras coisas estavam paralisadas/inertes. E assim juntos retomamos nossa Vida por voltar primeiro com nossas viagens e passeios com pessoas que amamos e gostamos de estar junto. Depois e depois da cozinha, aí sim seguir de onde paramos que era comprar nossa nova televisão. Assim as viagens retornaram, a cozinha está em andamento e em dois mil e vinte a nova televisão será próxima conquista.
Então Absorver é sobreviver as pancadas da Vida.
Absorver é aceitar as mesmas pancadas e abaixar a cabeça em submissão.
Absorver: SEMPRE.
Sorver: DEPENDE
Eu jamais ponho minha mão onde não alcanço.
Entretanto crio oportunidades para que um dia Eu possa alcançar minhas metas e objetivos.
Hoje é isso que eu tenho para Observar sobre esse tema que me toca profundamente enquanto ouço a Paula Toller.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

Nenhum comentário:



Meu Livro Novo!Informações pelo email;catiaho@hotmail.com

Meu Livro Novo!Informações pelo email;catiaho@hotmail.com

reciprocidade

Você que vai, foi ou está no consultório
médico. Você que ri e chora tendo vez
que chora mais do que pode sorrir tem
mais é que vencer a força do tempo que
age sobre todas as coisas e se possível
transformar o imutável.
Um minuto de felicidade deverá ser
transformado ou entendido como uma
vida inteira de alegria e, se acaso o
pranto lhe chegar aos olhos, entenda-o
como chuva de verão que vem, molha um
pouco, eu sei, mas não perdura. Vem,
tempera a terra e vai embora.
Este momento em que você, ansiosa,
espera pelo diagnóstico do seu médico
não é pior do que um vento que sopra a
sua saia, desalinha os seus cabelos, beija o
seu rosto e segue em frente.
Não admita a ideia do sofrimento
antecipado ou, mesmo que doa à beça, não
sofra porque o hoje, mais cedo ou mais
tarde ficará no esquecimento do passado.
Ria, portanto, sofra se não morrer, mas não
chore porque a vida é bela e o mal não faz
sentido.

silvioafonso.

2209010